Por Pastor Carvalho , | Maio 16, 2020 - 09:18
Estamos vivendo um período tétrico, onde as pessoas estão sendo assombradas dentro de suas casas. Um vírus mortal vindo da China causando seus horrores, ceifando vidas e, somado a isto, o noticiário apavorante focado na desgraça alheia e, insanamente, parece torcer para que tudo piore. É hecatombe o momento!
Pois bem, tudo isso é péssimo para nós, meros mortais. Mas, sempre há uma saída: Deus! Ele é o autor da Vida, portanto nEle temos a esperança de superação em qualquer circunstância. Só quero contribuir com você deixando aqui uma reflexão sobre alguns vilões que podem sequestrar e nos deixar à mercê do desespero. Eles são muitos, mas lhes falareis apenas de alguns, os mais violentos, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema, ok?
O primeiro deles é o medo. Refiro-me àquele medo que causa arroubo, pavor, impossibilitando a pessoa de agir livremente. E estamos sendo inseridos todos os dias nessa atmosfera amedrontadora através dos noticiários que enfatizam de forma impactante o número de mortes provocadas por esse vírus. Somado a isso se segue a instabilidade política, que parece desbocar em um crepúsculo que promete densas trevas na economia, o que amontoara, ainda mais, o desemprego resultando em fome e miséria pais a fora. Tudo isso é apavorante, com certeza! Mas, é preciso ser gigante na fé, determinado e otimista, saber esperar em quem tem o poder de nos livrar - eu e você e o país – dessa decadência: Deus. Eu disse saber esperar! Entenda que não se trata de uma espera inerte, sem nada fazer... é preciso se movimentar, fazer algo! Orar já é um começo gigantesco. Portanto, em vez do medo, vamos para os pés do Senhor em oração! Orar mesmo, pois ali somos encorajados. O Salmista escreveu: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Sl 34. 3). Quando nos dispomos a estar na presença de Cristo somos capacitados a superar não somente as nossas fraquezas internas, mas os desafios do dia a dia. Lembre-se: Deus está conosco! Não precisamos nos desesperar. Confiemos nas promessas do Senhor ao seu povo: “Por isso não temas, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Is 41. 10). O medo deve ser de Deus, um medo reverente que nos torna cada vez mais discípulos dele. “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mt 10:28).
O segundo e tremido vilão chama-se ansiedade. O Dr. Gary L. Collins, na sua grande obra Aconselhamento Cristão, Edição Século 21, leciona que “a ansiedade normal é algo que todos nós experimentamos de vez em quando, geralmente quando existe algum perigo real ou circunstancial”. Ele ainda destaca que essa categoria de ansiedade é conforme o perigo, ou seja: quanto maior for a ameaça, maior será a ansiedade. Há várias formas de manifestação de ansiedade, mas não tenho intenção de trabalhar isso neste pequeno espaço, somente chamar sua atenção para o risco de se deixar ser arrebatado por ela! É certo que estamos vivendo uma situação real de perigo, todavia, precisamos ter a esperança! Sim, mesmo com cenários difíceis, a nossa esperança deve ser firme. E a nossa Esperança é Cristo Jesus, nosso Senhor! Ele nos disse que estaria conosco até a consumação dos séculos (Mt 28. 20), disse também para não ficarmos perturbados, em vez disso crer nEle (Jo 14.1) e viver na paz que Ele nos trouxe (Jo 14. 27). Então, tenhamos fé em Cristo... A fé é um combustível incrível! O próprio Senhor disse que tudo é possível para uma pessoa capaz de crer (Mt 9. 23). Fortaleça a sua vida espiritual colocando Cristo em primeiro lugar e você verá que essa ansiedade não lhe trará danos (1 Pe 5. 7).
Concluo dizendo: previna-se! Adote uma rotina diferenciada onde o noticiário ruim não conste na sua lista. Leia a Bíblia Sagrada, ore, leia um bom livro, ouça música, faça exercícios leves, curta a sua família... Alimente a sua mente de coisas boas (Fp 4. 8), ligue para as pessoas amigas e fale sobre assuntos edificantes... Pelo amor de Deus não se envolva com pessoas pessimistas nem com as que vivem murmurando. Isso pode ser como um vampiro na sua vida e sugar o seu otimismo. Deus está no controle de tudo: “É o Senhor que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor. O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados. Os olhos de todos estão voltados para ti, e tu lhes dás o alimento no devido tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os seres vivos. O Senhor é justo em todos os seus caminhos e bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva. O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá” (Sl 104. 14, 15; 145. 14-20).
Um ´timo dia para você!
Por: Pastor Carvalho   |   Maio 16, 2020 - 09:18 |   Compartilhar :